28 de abr. de 2011

RELATORIA DA REUNIÃO DO DIA 28 DE ABRIL

Realizada entre os Residentes do campus de Dois Irmãos da UFRPE e o Prof. Valmar Corrêa, reitor desta IFES.
____________________________________________


No dia 28 de abril, às 17:00h, uma comissão formada por diretores e moradores das 04 Residências Estudantis localizadas no campus de Dois Irmãos da UFRPE, acompanhados por membros do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE),  foi recebida da sala de reuniões da reitoria pelo Magnífico Reitor, Prof. Valmar Corrêa, com o objetivo de debater os pontos da pauta apresentada pelos residentes no dia 14/04.
Como resultado desse encontro ficou acordado o que segue:

1-    Fica instituída para todos os residentes do Campus de Dois Irmãos da UFRPE, a partir do primeiro dia de aula do próximo período letivo (2011.2), a gratuidade total das refeições no R.U.;
2-    Até a data prevista para o início da vigência da gratuidade os residentes poderão escolher qual refeição desejam realizar, ficando as direções das residências encarregadas de elaborar e enviar à reitoria as listas constando o nome daqueles que optarem pelo almoço;
3-    No que se refere aos serviços de manutenção o Prof. Valmar observou que os mesmos já foram retomados e serão melhorados gradualmente conforme forem sendo identificadas e repassadas à PROGEST, pelos residentes, as prioridades de cada residência; 
4-    Com relação ao reaparelhamento das salas de computação, o magnífico reitor, que havia lançado a proposta de disponibilizar 03 máquinas - devidamente instaladas e conectadas a internet - por residência, aceitou a contra proposta da comissão de fazer tal distribuição respeitando o critério de proporcionalidade por ocupação, ou seja, para as residências que contarem com um maior número de moradores serão destinadas uma maior quantidade de máquinas;
5-    A respeito da criação do banco de Xerox, o Prof. Valmar Corrêa, comprometeu-se a estudar sua viabilidade junto à diretoria da Editora Universitária da UFRPE, assegurando ainda para o mês de maio uma resposta aos residentes;
6-    No que diz respeito à liberação, nos finais de semana, dos equipamentos de lazer disponíveis no Campus, a saber: quadras e piscina; o Prof. Valmar esclareceu que já estabeleceu contato com o Departamento de Educação Física, que se posicionou favorável no sentido de estruturar uma proposta de acompanhamento técnico às atividades esportivas e recreativas realizadas nos referidos ambientes;
7-    Por último, o Prof. Valmar Corrêa, informou que, embora tenha solicitado da empresa responsável pela obra de construção da nova residência estudantil os esclarecimentos relacionados na pauta entregue pelos residentes, a mesma, até o presente momento, não havia se manifestado a respeito, porém, reafirmou o compromisso de promover o contanto direto entre os residentes e a referida empresa no intuito de sanar tais pendências.

Diante do exposto, a Comissão representativa dos residentes resolve adotar como resolução o seguinte encaminhamento:

      I.        Convocar Assembleia Geral de Residentes, com data, hora e local a serem definidos e divulgados pela Comissão, com o objetivo de debater a seguinte pauta:

a)    Análise da proposta da reitoria;
b)    Avaliação do processo de mobilização;
c)   Consolidação dos mecanismos de comunicação e mobilização;
d) Criação do Conselho Político (CP) dos residentes do Campus de Dois Irmãos da UFRPE.

Recife, 28 de abril de 2011

Relatoria - Jimmy Carter

RELATORIA DA REUNIÃO DO DIA 14 DE ABRIL

Realizada entre os Residentes do campus de Dois Irmãos da UFRPE e o Prof. Valmar Corrêa, reitor desta IFES.

___________________________________________


No dia 14 de abril, às 15:45h, representantes das 04 Residências Estudantis localizadas no campus de Dois Irmãos da UFRPE, reuniram-se, na sede da reitoria, com o Prof. Valmar Corrêa, Magnífico Reitor desta IFES, com o objetivo de debater as atuais condições de moradia a que estão submetidos os alunos em questão e o alcance das ações afirmativas de permanência adotadas pela PROGEST a título de assistência estudantil.
Na ocasião foi devidamente protocolado e entregue ao Reitor uma pauta de reivindicações constando os seguintes pontos:

a.    Imediato cumprimento do acordo de gratuidade total do R.U. para os residentes a partir de 2011, firmado no parágrafo 3º da CARTA COMPROMISSO assinada pelo Magnífico Reitor, em 18 de março de 2010;
b.    A urgente realização dos serviços de manutenção das residências: limpeza, substituição de lâmpadas, conserto de pias, privadas e chuveiros, entre outros; todos, solicitados no último período, via memorando, por mais de uma vez, e, até agora, sem nenhuma providência satisfatória ou manifestação por parte da PROGEST;
c.    A instalação de, no mínimo, 05 (cinco) computadores conectados à Internet para cada residência, com o objetivo de reativar as, atualmente sucateadas, salas de informática, face às necessidades de pesquisa e produção - exigências inexoráveis da vida acadêmica -, hora, inevitavelmente, submetidas aos recursos tecnológicos da modernidade;
d.    Criação do banco de Xerox, com crédito mensal no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por residente, iniciativa que visa minimizar as dificuldades financeiras enfrentadas diariamente pelos estudantes;
e.    Liberação, aos finais de semana, dos equipamentos de lazer disponíveis no Campus, tais como: quadras e piscina, no intuito de proporcionar atividades esportivas e recreativas para os residentes.
f.     Solicitar os seguintes esclarecimentos a respeito da nova residência:

                                          i.    Número máximo de ocupante por quarto;
                                        ii.    Data da mudança;
                                       iii.    Pontos de internet disponíveis nos quartos;
                                       iv.    Destinação dos imóveis que serão desocupados;
                                        v.    Horários e percurso do transporte interno;
                                       vi.    Iluminação e pavimentação da “Transrural”.

Essa pauta de reivindicações foi construída a partir de dois encontros realizados, respectivamente, nos dias 23 e 30 de março, na Residência nº 02, com a participação de representante das direções de todas as casas, além de outros residentes interessados, tendo sido discutida e aprovada pela unanimidade dos presentes.
Ainda na ocasião em que se reuniram com o Prof. Valmar, os residentes expuseram de forma clara e objetiva as principais dificuldades que veem sendo enfrentadas pelos estudantes e a necessidade do imediato atendimento às questões relacionadas na referida pauta.
Como resultado dessas intervenções, o Prof. Valmar Corrêa, se comprometeu a apresentar as devidas soluções no próximo dia 19 de abril (terça-feira), às 16:00h, quando estará recebendo novamente os Residentes na sala da reitoria.

Recife, 15 de abril de 2011

Relatoria - Jimmy Carter

Cursos gratuitos de informática no Curado

Uma ótima oportunidade para jovens que ainda não tem cursos na área de informática está sendo oferecida pelo Centro de Tecnologia da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação CDL-Recife. Trata-se de cursos inteiramente gratuitos que estão sendo ministrados nas instalações do CDL, no bairro do Curado, com carga horária de 40 horas e duração de 10 dias.
Os alunos receberam aulas de Informática básica (editor de texto, editor de apresentação e internet), Informática avançada I (planilhas eletrônicas e internet) e Informática avançada II (internet e redes sociais).
Os interessados deveram ter idade mínima de 14 anos e estar matriculados a partir da 8ª série ou ter concluído o ensino médio.
Mais informações pelos telefones 3355-0320 e 3355-0321.

17 de abr. de 2011

CONDOMÍNIO: o Jornal dos Residentes da UFRPE.

Esse é o recém criado Informativo dos Residentes do Campus de Dois Irmãos da UFRPE.

Esse primeiro número convoca todos os residentes para comparecerem no dia 19/04 na reunião que está agendada com o Prof. Valmar, onde estaremos discutindo a gratuidade do R.U.

Leiam e divulguem.

Um forte abraço.

28 de fev. de 2011

Para quem quer fugir do carnaval...

Sei que essa é a época mais esperada e festejada por milhões de brasileiros, dentre os quais, muito especialmente, por nós, os pernambucanos, que, sem sombra de dúvida, fazemos o carnaval mais democrático e participativo do mundo, alicerçado por nossas tradições e pela força da nossa cultura popular. Porém, se democracia é a palavra de ordem, é importante levar em consideração a opção que alguns fazem em buscar, nesse período, lugares mais calmos, afastando-se ao máximo de toda folia e agitação.

Para esses, vai aí uma dica de “carnaval alternativo” que merece ser divulgada: é o “ALMAVAL” ou “Carnaval da Alma”, como é mais conhecido o ENCONTRO DA NOVA CONSCIÊNCIA, que este ano estará comemorando sua 20° edição e terá como tema: “20 ANOS CULTIVANDO A PAZ”.

O 20º Encontro da Nova Consciência, que será realizado entre os dias 04 e 08 de Março, no SESC Centro, em CAMPINA GRANDE (PB), é um evento único no mundo, conseguindo envolver em um período de cinco dias, as maiores personalidades nacionais e internacionais, para a abordagem de temas de interesse da humanidade, exercitando a tolerância, o diálogo Inter-Religioso, o Desenvolvimento Sustentável e a Inclusão Social.

Além dos cursos, atendimentos e feiras de livros e esotérica, durante os cinco dias do encontro acontecerão vários eventos paralelos, dentre eles:

Encontro Paraibano de Neopaganismo;
Encontro de Ateus e Agnósticos;
Encontro sobre Homoerotismo;
Encontro dos Baha’ís;
Encontro de RPG;
Encontro de Anime Cult;
Encontro do Santo Daime;
Encontro Hare Krishna;
Encontro de Budismo;
Encontro de Cinema;
Mostra de Curtas;
Encontro de Literatura contemporânea: Identidades, militâncias e a Nova Consciência;
Rock na Consciência;
Encontro de Ufologia;
Encontro Nacional de Tarólogos;
Encontro da Sociedade Paraibana de Arqueologia;
Encontro da Arte Mahikari;
Encontro do idioma Esperanto;
Encontro Sai baba Avatar e a cultura indiana;
Encontro de Sufismo;
Encontro GLBTT;
Encontro da URI;
Encontro de Filosofia Perene.

A participação nas palestras e shows é gratuita e não é necessário se inscrever para frequentá-los, já que o evento é realizado por uma organização sem fins lucrativos e conta com o apoio, dentre outros parceiros: da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); da Prefeitura Municipal de Campina Grande; do Governo Estadual da Paraíba; do Sistama FECOMERCIO/SESC/SENAC; da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); da TV Itararé (canal 19); e do site de notícias, Paraíba on-line.

A todos um bom carnaval, seja ele tradicional ou alternativo!

14 de fev. de 2011

PRESTE MUITA ATENÇÃO... cuidado com os lobos camuflados de cordeiros!!!

Segundo matéria publicada no caderno “RADAR” (pág. 19), do Diário de Pernambuco, no último sábado (12/02) e assinada pelas jornalistas Ana Elisa Santana e Débora Álvares, a Polícia Federal acaba de desmontar mais uma quadrilha de pessoas “respeitáveis”, dentre as quais, o “Senhor das armas”, Carlos Luís de Oliveira.
Detentor de um know how invejável em sua área, o Dr. Oliveira - como é conhecido - é Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro desde 2001, quando assumiu a Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE). Atualmente, chefe da Subsecretaria Operacional da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP) - cargo que também ocupou em 2009, a convite do então prefeito, Eduardo Paes - e, ainda, é considerado o maior especialista em armas da Polícia do Rio de Janeiro, tendo ministrado cursos e palestras da Secretaria Estadual de Segurança do RJ, do Ministério da Justiça e, também, da ONU, além de ter participado de intercâmbio profissional nos EUA e feito curso de pós-investigação de explosivos e destruição avançada, no Departamento de Justiça norte-americano.
Todo esse currículo foi jogado às traças na tarde da sexta-feira (11/02), quando, depois de ter tomado ciência de que um dos 45 mandados de prisão a serem cumpridos pela Operação Guilhotina, deflagrada pela Polícia Federal, havia sido expedido em seu nome, o Del. Carlos Oliveira se entregou.
Segundo a P.F., por quaisquer R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), a quadrilha oferecia segurança a traficantes, milicianos e à máfia dos caça-níqueis, além de vender informações sobre operações, armas, munição e drogas apreendidas.
É impressionante! Chega até mesmo a ser absurdo que tenha tanto bandido protegido sob “o manto sagrado” do Estado; tanto, quanto nas esquinas de qualquer grande cidade; tanto, quanto na esquina de sua casa; Alguns podem até ser seus amigos!? Por isso...

...CUIDADO COM QUEM VOCÊ ANDA, A POLÍCIA FEDERAL PODE ACABAR DESCOBRINDO QUEM VOCÊ É!

5 de fev. de 2011

Belas e harmônicas.

O Brigitte encanta por sua simplicidade harmônica e pela aposta bem sucedida num visual “retro-pós-modernista”, que mescla tendências das décadas de 60, 70 e 80 do século passado, como os movimentos hippie e disco.

Suas belas vocalistas esbanjam talento e sensualidade em cena, um verdadeiro presente para os nossos olhos, sem contar o francês, língua nativa de âmbas, que torna a sonoridade muito agradável.


Vale conferir...






30 de jan. de 2011

A arte da escolha

Apostas são apostas! E quando se aposta é completamente impossível prever se o resultado será positivo ou negativo, pois ganhar e perder são apenas faces da moeda. A única certeza plena que existe é a de que NÃO SE GANHA SEM APOSTAR.
Por tanto, avaliar os riscos é o que faz toda difereça.

16 de jan. de 2011

Cultura, diversão ou arte?

A “pós-modernidade” – como alguns insistem em chamar o processo de reflexividade que experimentamos nos dias atuais – nos colocou frente a um dos maiores dilemas culturais da história da humanidade: aceitar qualquer tipo de produção como sendo “artística”, apenas para superar os traumas deixados em nossa sociedade pelos anos de censura e repressão à arte e, dessa forma, consolidar os direitos à liberdade de expressão e à produção intelectual; ou, buscar compreender o que de fato é importante para a evolução da espécie humana e combater radicalmente a indústria capitalista do besteirol.


Antropologicamente falando, cultura é, de fato, qualquer produção humana e isso abrange desde a totalidade do nosso conhecimento científico até músicas como “Minha mulher não deixa não”, que, de tão acessada no you tube, foi imediatamente gravada por várias bandas famosas de forró e promete ser um dos rits do carnaval, tanto que já rendeu até uma versão/resposta intitulada: “Vou sim minha mulher não manda em mim”.


O grande problema não está na simples escolha, mas na compreensão dos fatores que a motivam e orientam. Achar uma piada engraçada, sendo ela, preconceituosa, absurda, extravagante ou que exponha personagens ou comportamentos ao ridículo - mesmo sendo estes aspectos comuns à produção humorística - não é a mesma coisa que rir de uma piada “inteligente”, embora, insisto, ainda não é aí que mora o problema! Este reside, de fato, na adesão incondicional à idéia, que é a verdadeira mãe da cultura de massa.


Num mundo capitalista a ordem é VENDER... não interessa o que... nem à quem – desde que este possa pagar – e, sem duvida, o maior dos mestres nessa área é o marketing, atualmente, principal responsável pelo emburrecimento da humanidade e por uma concentração de renda sem precedentes históricos. Além dos marqueteiros, ninguém escolhe mais nada hoje em dia. Eles nos dizem o que comer, o que beber, o que vestir, o que ouvir, aonde ir, como falar, o que dizer... escolhem tudo por nós! E ainda, condenam ao anonimato quem não se rende às imposições da moda e/ou da mídia burguesa imperialista.


Um bom exemplo para ilustrar isso é o grupo esloveno Perpetuum Jazzile, conduzido pelo competente arranjador e maestro, Tomaz Kozlevcar, e que, já contando com mais de 25 anos de estrada e várias passagens pelo Brasil, nunca obteve espaço nem despertou qualquer interesse na mídia nacional, mesmo reunindo um coral com vozes fantásticas, um repertório que mistura influências que vão do Jazz à MPB e cantando músicas em inglês, português e espanhol quase sem nenhum sotaque.


Para mim é realmente de tirar o chapéu. Diria até - e sem exagero algum - que é um dos melhores grupos musicais que eu já tive a oportunidade de assistir. Porém, para não correr o risco de ser visto apenas como mais um leigo metido que só quer polemizar, deixo, a cada um, a responsabilidade pelo seu próprio julgamento.


Confiram: