Este espaço é dedicado à produção intelectual e seu conteúdo é uma epítome das angústias e alegrias de uma vida autoral.
17 de ago. de 2011
2º Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais - ERECS / 2011 - Assentamento Normandia, Caruaru – PE
28 de abr. de 2011
RELATORIA DA REUNIÃO DO DIA 28 DE ABRIL
RELATORIA DA REUNIÃO DO DIA 14 DE ABRIL
Cursos gratuitos de informática no Curado
17 de abr. de 2011
CONDOMÍNIO: o Jornal dos Residentes da UFRPE.
Esse é o recém criado Informativo dos Residentes do Campus de Dois Irmãos da UFRPE.
Esse primeiro número convoca todos os residentes para comparecerem no dia 19/04 na reunião que está agendada com o Prof. Valmar, onde estaremos discutindo a gratuidade do R.U.
Leiam e divulguem.
Um forte abraço.
28 de fev. de 2011
Para quem quer fugir do carnaval...
Para esses, vai aí uma dica de “carnaval alternativo” que merece ser divulgada: é o “ALMAVAL” ou “Carnaval da Alma”, como é mais conhecido o ENCONTRO DA NOVA CONSCIÊNCIA, que este ano estará comemorando sua 20° edição e terá como tema: “20 ANOS CULTIVANDO A PAZ”.
O 20º Encontro da Nova Consciência, que será realizado entre os dias 04 e 08 de Março, no SESC Centro, em CAMPINA GRANDE (PB), é um evento único no mundo, conseguindo envolver em um período de cinco dias, as maiores personalidades nacionais e internacionais, para a abordagem de temas de interesse da humanidade, exercitando a tolerância, o diálogo Inter-Religioso, o Desenvolvimento Sustentável e a Inclusão Social.
Além dos cursos, atendimentos e feiras de livros e esotérica, durante os cinco dias do encontro acontecerão vários eventos paralelos, dentre eles:
Encontro Paraibano de Neopaganismo;
Encontro de Ateus e Agnósticos;
Encontro sobre Homoerotismo;
Encontro dos Baha’ís;
Encontro de RPG;
Encontro de Anime Cult;
Encontro do Santo Daime;
Encontro Hare Krishna;
Encontro de Budismo;
Encontro de Cinema;
Mostra de Curtas;
Encontro de Literatura contemporânea: Identidades, militâncias e a Nova Consciência;
Rock na Consciência;
Encontro de Ufologia;
Encontro Nacional de Tarólogos;
Encontro da Sociedade Paraibana de Arqueologia;
Encontro da Arte Mahikari;
Encontro do idioma Esperanto;
Encontro Sai baba Avatar e a cultura indiana;
Encontro de Sufismo;
Encontro GLBTT;
Encontro da URI;
Encontro de Filosofia Perene.
A participação nas palestras e shows é gratuita e não é necessário se inscrever para frequentá-los, já que o evento é realizado por uma organização sem fins lucrativos e conta com o apoio, dentre outros parceiros: da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); da Prefeitura Municipal de Campina Grande; do Governo Estadual da Paraíba; do Sistama FECOMERCIO/SESC/SENAC; da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); da TV Itararé (canal 19); e do site de notícias, Paraíba on-line.
A todos um bom carnaval, seja ele tradicional ou alternativo!
14 de fev. de 2011
PRESTE MUITA ATENÇÃO... cuidado com os lobos camuflados de cordeiros!!!
Detentor de um know how invejável em sua área, o Dr. Oliveira - como é conhecido - é Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro desde 2001, quando assumiu a Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE). Atualmente, chefe da Subsecretaria Operacional da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP) - cargo que também ocupou em 2009, a convite do então prefeito, Eduardo Paes - e, ainda, é considerado o maior especialista em armas da Polícia do Rio de Janeiro, tendo ministrado cursos e palestras da Secretaria Estadual de Segurança do RJ, do Ministério da Justiça e, também, da ONU, além de ter participado de intercâmbio profissional nos EUA e feito curso de pós-investigação de explosivos e destruição avançada, no Departamento de Justiça norte-americano.
Todo esse currículo foi jogado às traças na tarde da sexta-feira (11/02), quando, depois de ter tomado ciência de que um dos 45 mandados de prisão a serem cumpridos pela Operação Guilhotina, deflagrada pela Polícia Federal, havia sido expedido em seu nome, o Del. Carlos Oliveira se entregou.
Segundo a P.F., por quaisquer R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), a quadrilha oferecia segurança a traficantes, milicianos e à máfia dos caça-níqueis, além de vender informações sobre operações, armas, munição e drogas apreendidas.
É impressionante! Chega até mesmo a ser absurdo que tenha tanto bandido protegido sob “o manto sagrado” do Estado; tanto, quanto nas esquinas de qualquer grande cidade; tanto, quanto na esquina de sua casa; Alguns podem até ser seus amigos!? Por isso...
...CUIDADO COM QUEM VOCÊ ANDA, A POLÍCIA FEDERAL PODE ACABAR DESCOBRINDO QUEM VOCÊ É!
5 de fev. de 2011
Belas e harmônicas.
O Brigitte encanta por sua simplicidade harmônica e pela aposta bem sucedida num visual “retro-pós-modernista”, que mescla tendências das décadas de 60, 70 e 80 do século passado, como os movimentos hippie e disco.
Suas belas vocalistas esbanjam talento e sensualidade em cena, um verdadeiro presente para os nossos olhos, sem contar o francês, língua nativa de âmbas, que torna a sonoridade muito agradável.
Vale conferir...
30 de jan. de 2011
A arte da escolha
Por tanto, avaliar os riscos é o que faz toda difereça.
16 de jan. de 2011
Cultura, diversão ou arte?
A “pós-modernidade” – como alguns insistem em chamar o processo de reflexividade que experimentamos nos dias atuais – nos colocou frente a um dos maiores dilemas culturais da história da humanidade: aceitar qualquer tipo de produção como sendo “artística”, apenas para superar os traumas deixados em nossa sociedade pelos anos de censura e repressão à arte e, dessa forma, consolidar os direitos à liberdade de expressão e à produção intelectual; ou, buscar compreender o que de fato é importante para a evolução da espécie humana e combater radicalmente a indústria capitalista do besteirol.
Antropologicamente falando, cultura é, de fato, qualquer produção humana e isso abrange desde a totalidade do nosso conhecimento científico até músicas como “Minha mulher não deixa não”, que, de tão acessada no you tube, foi imediatamente gravada por várias bandas famosas de forró e promete ser um dos rits do carnaval, tanto que já rendeu até uma versão/resposta intitulada: “Vou sim minha mulher não manda em mim”.
O grande problema não está na simples escolha, mas na compreensão dos fatores que a motivam e orientam. Achar uma piada engraçada, sendo ela, preconceituosa, absurda, extravagante ou que exponha personagens ou comportamentos ao ridículo - mesmo sendo estes aspectos comuns à produção humorística - não é a mesma coisa que rir de uma piada “inteligente”, embora, insisto, ainda não é aí que mora o problema! Este reside, de fato, na adesão incondicional à idéia, que é a verdadeira mãe da cultura de massa.
Num mundo capitalista a ordem é VENDER... não interessa o que... nem à quem – desde que este possa pagar – e, sem duvida, o maior dos mestres nessa área é o marketing, atualmente, principal responsável pelo emburrecimento da humanidade e por uma concentração de renda sem precedentes históricos. Além dos marqueteiros, ninguém escolhe mais nada hoje em dia. Eles nos dizem o que comer, o que beber, o que vestir, o que ouvir, aonde ir, como falar, o que dizer... escolhem tudo por nós! E ainda, condenam ao anonimato quem não se rende às imposições da moda e/ou da mídia burguesa imperialista.
Um bom exemplo para ilustrar isso é o grupo esloveno Perpetuum Jazzile, conduzido pelo competente arranjador e maestro, Tomaz Kozlevcar, e que, já contando com mais de 25 anos de estrada e várias passagens pelo Brasil, nunca obteve espaço nem despertou qualquer interesse na mídia nacional, mesmo reunindo um coral com vozes fantásticas, um repertório que mistura influências que vão do Jazz à MPB e cantando músicas em inglês, português e espanhol quase sem nenhum sotaque.
Para mim é realmente de tirar o chapéu. Diria até - e sem exagero algum - que é um dos melhores grupos musicais que eu já tive a oportunidade de assistir. Porém, para não correr o risco de ser visto apenas como mais um leigo metido que só quer polemizar, deixo, a cada um, a responsabilidade pelo seu próprio julgamento.
Confiram: